21 de setembro de 2011

ECLESIOLOGIA (AULA 6)

A IGREJA RADICADA NA MISSÃO

A MISSÃO DE JESUS CRISTO

A missão de Jesus Cristo se prolonga na de seus próprios enviados, os doze, os quais, por essa razão, são chamados apóstolos.

Pregar o Evangelho e curar os enfermos (Lc 9, 1s.) que é a missão pessoal de Jesus.

São os operários enviados para a messe pelo Mestre (Mt 9, 38; cf. Jo 4, 38)

Estes enviados terão a mesma sorte: "Quem vos ouve a mim ouve, e quem os rejeita a mim rejeita; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou" (Lc 10, 16); "Receber-me é receber Aquele que me enviou" (Jo 13, 20).

A missão dos apóstolos está enraizada na missão de Jesus. "Como o Pai me enviou assim também eu vos envio" (Jo 20, 21).

"Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado" (Mc 16, 15-16).

Os apóstolos cumprem essa missão graças à força do Espírito Santo (cf. Jo 14,26; 15,26; 16,7).

A missão é, pois, uma tarefa que diz respeito a toda a Igreja em virtude do seu caráter essencial: Comunidade de salvação de Cristo.


DOCUMENTO DA IGREJA: Gaudium et spes

"Para desempenhar a missão de Jesus Cristo (servir e não ser servido) a Igreja em todo o momento tem o dever de perscrutar os sinais dos tempos e interpretá-los à luz do Evangelho, de tal modo que possa responder, de maneira adaptada a cada geração".

A Igreja tem o dever de existir e realizar a missão de Jesus Cristo no interior de um processo histórico. (Estar atenta aos sinais do tempo)


DOCUMENTO DA IGREJA: Ad gentes

"A Igreja peregrina é por sua natureza missionária."

"A Igreja cumpre a sua missão quando se faz presente a todos os povos, a fim de levá-los à fé, à liberdade e à paz de Cristo, pelo exemplo da vida, pela pregação, pelos sacramentos e demais meios de graça."


DOCUMENTO DA IGREJA: Evangelii nuntiandi

Este documento descreve o duplo momento da evangelização:
  • Testemunho
  • O anúncio claro e inequívoco de Jesus.

"A boa nova, proclamada pelo testemunho de vida, deverá ser, cedo ou tarde, anunciada pela palavra da vida. Não existe verdadeira evangelização se o nome, o ensinamento, a vida, as promessas, o reino, o ministério de Jesus, Filho de Deus, não são proclamados".


DOCUMENTO DA IGREJA: Redemptoris missio

Descreve três tipologias:
  • Comunidades cristãs solidamente formadas, nelas se desenvolve a atividade pastoral que é a forma concreta de realizar a missão da Igreja.
  • Regiões de antiga cristindade ou em Igrejas jovens, nas quais se perdeu o sentido da fé e as exigências do evangelho, sendo necessário ocorrer uma nova evangelização.
  • Povos e regiões em que Cristo e seu evangelho não são conhecidos ou nos quais faltam comunidades suficientemente maduras para poder encarnar a fé e anunciá-la aos outros.


CONCLUSÃO

Os quatro documentos:
  • Constituição pastoral Gaudium et spes.
  • Decreto conciliar \Ad gentes.
  • Exortação apostólica Evangelii nuntiandi (Paulo VI)
  • Encíclica Redemptoris missio (João Paulo II)

Compõem o eixo de sustentação do empenho da Igreja no mundo (eixo cristológico, antropológico, dialogal e diaconal) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário