18 de junho de 2011

MARIOLOGIA (AULA 3)

MARIA NO EVANGELHO DE JOÃO E NO APOCALIPSE

INTRODUÇÃO:

A Mariologia de João apresenta Maria como:
  • A mediadora da fé (em Caná)
  • A mãe da comunidade de fé (aos pés da cruz)
  • A "Mulher" símbolo da Igreja, da Nova Humanidade e do Cosmos glorificado (Apocalipse)

    Os dois textos maiores de João são centrais, em momentos decisivos: Caná é a inauguração da vida pública e o Calvário é o momento culminante da “hora”.

    Estão ligados por três idéias: a “hora”, a referência à Mãe de Jesus e o apelativo “Mulher”

    Os dados históricos em João estão presentes como base para um sentido mais profundo: simbólico, espiritual, místico, sobrenatural:
    “Ninguém pode compreender o sentido do Evangelho de João a não ser quem repousar sobre o peito de Jesus ou receber Maria como mãe das mãos de Jesus” (Orígenes)


    CANÁ - Jo 2, 1-12
    “No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galiléia e a mãe de Jesus estava lá. Jesus foi convidado para o casamento e os seus discípulos também. Ora, não havia mais vinho, pois o vinho do casamento tinha-se acabado. Então a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Respondeu-lhe Jesus: “Que queres de mim, mulher? Minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos serventes: “Fazei tudo o que ele vos disser”. Havia ali seis talhas para a purificação dos judeus, cada uma contendo de duas a três medidas. Jesus lhes disse: “Enchei as talhas de água”. Eles as encheram até a borda. Então lhes disse: “Tirai agora e levai ao mestre-sala”. Eles levaram. Quando o mestre-sala provou a água transformada em vinho – ele não sabia de onde vinha, mas o sabiam os serventesque haviam retirado a água – chamou o noivo e lhe disse: “Todo homem serve primeiro o vinho bom, e quando os convidados já estão embriagados serve o inferior. Tu guardaste o vinho bom até agora!”. Esse princípio dos sinais, Jesus o fez em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória e os seus discípulos creram nele. Depois, desceram a Cafarnaum ele, sua mãe, irmãos e discípulos, e ali ficaram apenas alguns dias”.

    AOS PÉS DA CRUZ - Jo 19, 25-28
    “Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Jesus, então, vendo sua mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis o teu filho!” Depois disse ao discípulo: “Eis a tua mãe!” E a partir dessa hora, o discípulo a recebeu em sua casa.”

    A MULHER VISTA COM O SOL - Ap 12
    “Um sinal grandioso apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas; estava grávida e gritava, entre as dores do parto, atormentada para dar à luz. Apareceu então outro sinal no céu: um Dragão cor de fogo, com sete cabeças e dez chifres e sobre a cabeça sete diademas; sua cauda arrastava um terço das estrelas do céu, lançando-as para a terra. O Dragão colocou-se diante da Mulher que estava para dar à luz, a fim de devorar o filho, tão logo nascesse. Ela deu à luz um filho, um varão, que irá reger todas as nações com um centro de ferro. Seu filho, porém, foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono, e a Mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe havia preparado um lugar em que fosse alimentada por mil duzentos e sessenta dias. Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão batalhou, juntamente com seus anjos, mas foi derrotado, e não se encontrou mais lugar para eles no céu. Foi expulso o grande Dragão, a antiga serpente, o chamado Diabo ou Satanás, sedutor de toda terra habitada - foi expulso para a terra e seus Anjos foram expulsos com ele. (...)
    (...) Ao ver que fora expulso para a terra, o Dragão, pôs-se a perseguir a Mulher que dera à luz o filho varão.
    Ela, porém, recebeu as duas asas da grande águia para voar ao deserto, para o lugar em que, longe da Serpente é alimentada por um tempo, tempos e a metade de um tempo. A Serpente, então, vomitou água como um rio atrás da Mulher, a fim de submergi-la. A terra, porém, veio em socorro da Mulher: a terra abriu sua boca e engoliu o rio que o Dragão vomitara. Enfurecido por causa da Mulher, o Dragão foi então guerrear contra o resto de seus descendentes, os que observam os mandamentos de Deus e mantém o Testemunho de Jesus”.

    OUTROS TEXTOS DE JOÃO:
    Jo 1, 12-13
    Jo 6, 42
    Jo 7, 5
    Jo 8, 41 b

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário