27 de abril de 2010

CALENDÁRIO DAS AULAS de CRISTOLOGIA - 2010


26-abr - Introdução

03-mai - O Batismo de Jesus
10-mai - As Tentações de Jesus
17-mai - NOVENA DE N.S.AUXILIADORA
24-mai - NOVENA DE N.S.AUXILIADORA
31-mai - A Oração de Jesus


07-jun - Os Dicípulos de Jesus
14-jun - O Reino de Deus
21-jun - Os Milagres, Curas e Exorcismos de Jesus
28-jun - As Parabolas de Jesus


05-jul - FÉRIAS
12-jul - FÉRIAS
19-jul - FÉRIAS
26-jul - FÉRIAS

02-ago - Conhecimento Humano e Liberdade Humana de Jesus
09-ago - O Sacerdócio de Jesus
16-ago - O Conflito e os Últimos dias de Jesus
23-ago - O Processo e Execução de Jesus
30-ago - A Morte de Jesus - Interpretação Soteriológicas

06-set - FERIADO DA INDEPENDÊNCIA
13-set - Soteriologia Conteporânea
20-set - As Autoafirmações de Jesus
27-set -
Mistério Cristológico


32 comentários:

  1. Parabens Queiroz, maravilhoso blog.
    É a evangelização ganhando espaços em tudo!
    Parabens pela qualidade do conteudo.
    Deus abençoe nosso Curso!
    Parabéns!
    P. Silvio, sdb

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos organizadores do curso.
    Fiquei feliz por terem aberto a todos os interessados.
    Estão colhendo o que têm plantado!!!
    Deus os abençoe, M. Ângela Esper

    ResponderExcluir
  3. Senhores Organizadores,vcs foram os portadores do convite de DEUS,para que iniciássemos o caminho,Nós somos os destinatários,buscando dia a dia fazer-nos dicípulos de JESUS. Um desafio que será vencido através de nossa perseverança,contamos com a orações de todods.

    ResponderExcluir
  4. Ouvir alguém falar de JESUS é muito bom,pricipalmente,quando quem nos fala,possui tanto conhecimento como vcs. As coisas do alto serenam nossos corações,nos levam às reflexões,à busca da oração,à pratica do silêncio,assim talvez iniciemos nossa intimidade com Deus,só depende de nós... Pe. Sivlio o filme nos remete a um paasado tão próximo,que não havíamos nos permitido conhecer,até breve,Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Dá-lhe Sagrada Família!
    Isso, sim, que é Paróquia, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! O curso é ótimo! Bela iniciativa!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela iniciativa. O empurrão foi dado e a comunidade acatou. Mas a competência em passar o que foi aprendido com amor é que faz com que nós fiquemos toda 2ª Feira até 22h00m. Obrigado pela oportunidade que estão nos dando.

    ResponderExcluir
  8. Parabenizo a todos da Sagrada Família pela iniciativa do curso. Estou adorando faze-lo.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns a todos que estão dando o curso, pois esta sendo muito proveitoso para mim, acredito que para muita gente também.

    ResponderExcluir
  10. Estou muito feliz e aprendendo muito nos encontros, um grande milagre está acontecendo em minha casa, pois consegui levar meu marido junto comigo, ele está mudando para muito melhor, pois está aprendendo sobre nossa fé e, acreditem, pondo em prática.Obrigada padre André e padre Sílvio e todos que estão envolvidos nessa empreitada de evangelização.

    ResponderExcluir
  11. Estou muito feliz em participar deste curso, juntamente com meus pais e minha tia, esta sendo uma "bomba" de aprendizado para mim, que me faz me sentir a cada dia mais e mais proxima do amor de Deus. Nunca imaginei que essas mudanças maravilhosas aconteceriam em minha casa e principalmente na minha vida! Só tenho a agradecer a todos vocês, que disponibilizam seus tempo para fzer a cada segunda feira, uma noite iluminada e cheia de gloria.
    Abraços a todos e um muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  12. Quero aproveitar este espaço, para agradecer a todos que estão envolvidos de alguma forma com o curso. Nossas almas tem sede de conhecer a Deus, e vocês estão nos dando está oportunidade.Que Maria nossa mãezinha nos dê perseverança de não desistir no meio do caminho,Paz e alegria de Deus para todos nós.
    Dayse R. Lima

    ResponderExcluir
  13. A equipe do do curso de teologia está de parabéns, tenho aprendido muito com vocês, muito obrigado. E a aula do Pai-Nosso foi maravilhosa.
    Que Deus abençoes o caminho de vocês e dos "estudantes".
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  14. Estamos na retinha final do primeiro módulo!
    Agradeço aos queridos Lessa e Queiroz!
    Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  15. Que maravilha tem sido este curso, taõ esclarecedor para mim e para miNha vizinha, que agora até começou a participar das missas dominicais.Tem sido uma benção para nós. PARABÉNS AOS PADRES ( SILVIO E ANDRE) PELA INICIATIVA E AOS PROFESSORES ( LESSA E QUEIROZ). TANIA CAMPOS -

    ResponderExcluir
  16. Estanislau e Claudia27 de junho de 2010 às 13:49

    Parabens, Padre André e Padre Silvio, Lessa e Queiroz por nos trazer este Curso que nos traz a possibilidade de conhecer melhor não só a biblia, mas principalmento o nosso salvador Jesus Cristo e todo o contexto em que ele viveu.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela iniciativa do curso. Gostei muito deste primeiro módulo. Nos reencontramos em Agosto.

    ResponderExcluir
  18. Louvo a Deus por este curso! Que possamos aprender cada vez mais, juntos, em Comunidade.

    ResponderExcluir
  19. Isso sim é Seleção vencedora! Paróquia Sagrada Família avante! Parabéns pelo curso ... tenho aprendido muito.

    ResponderExcluir
  20. Estamos de ferias e a segunda feira ficou incompleta, faltou nosso encontro para continuarmos no crescimento da nossa fé.Estou adorando a oportunidade de aprendizado que foi oferecida pela equipe de nossa paroquia.Parabens a todos os organizadores.
    Suely Rosa Blanco Passeri

    ResponderExcluir
  21. Rubens de Castro Silva Junior11 de agosto de 2010 às 15:28

    Prezados,
    Sempre tive a opinião q, dos fiéis, os católicos são os + ignorantes! E justifico: Nós sempre criticamos os integrantes de outras igrejas, principal/te, aqueles q andam c/ suas Bíblias sob as aquicilas, mas nunca nos preocupamos em saber o q fazem, qdo estão c/ elas sobre mesas, carteiras, colo... No mínimo, eles as estão usando, mmesmo q p/ decorarem algumas passagens e, dependendo da oportuni//, colocarem-nas c/ tamanha sabedoria e argumentação q nos fazem criticá-los ainda +, pq nem mesmo sabemos se estão citando verdades.
    Enqto isso, nossas Bíblias... as dos católicos... encontram-se adornando nichos, estantes, criados, armários, gavetas e tantos outros lugares da casa! Mtas delas, até servem cmo objeto d decoração, pois foram adquiridas sob a forma de exemplares dos + requintados e sofisticados, qto à publicação e encadernação... cheias de gravuras e ilustrações..., pois afinal de contas, fariam parte da decoração da sala de estar ou de jantar, numa demonstração hipócrita de "profissão de fé".
    Hoje, coloco-me a refletir se seria possível, um dia, esta minha opinião ser mudada, em função da mudança de comporta/to dos católicos, uma vez q muito poucas chances eu via, notada/te pq a pp Igreja ñ se abria p/ q essa mudança viesse a ocorrer... mesmo q considerado o estupendo avanço que o movi/to de leigos já galgou. Então, me vi super estimulado, qdo abriram-se as inscrições p/ a realização deste Curso de Teologia e Bíblia e, ñ por acaso, denominado CAMINHOS DA FÉ. Comecei a pensar q estaria se abrindo uma raríssima oportuni// p/ ampliar meus parcos conheci/tos sobre a Sagrada Escritura e, consequentemente, estaria sendo propiciado a mim, + uma real possibili// de me tornar + íntimo c/ as "coisas" do Cristo e, concomitante/te, + ciente da vontade de Deus... e o q era melhor... ñ aó p/ mim, mas p/ tantos outros interessados.
    Qdo fiquei ciente d q o nº de inscritos havia extrapolado em demasia a limitação de participantes, inicial/te estabelecida, pensei... o curso poderá ñ ocorrer; o curso poderá sofrer uma reestruturação qto ao tempo de duração ou a sistemática de realização; o curso poderá ser aplicado em várias pequenas turmas e poder se correr o risco de uma formação ñ mto homogênea. Mas, superando tdas as minhas expectativas, vcs decidiram por ministrá-lo da forma cmo vêm fazendo. Está claro p/ mim q mtos q já o abandonaram podem ñ ter se identificado c/ a abordagem, c/ a forma de expressão utilizada pelos palestrantes ou até mm pela dinâmica empregada, cmo tbém poderá ser possível q os desistentes sejam aqueles donos da Bíblias decorativas e q se inscreveram imaginando q estariam participando de + um evento sócio-cultural organizado pela paróquia.
    Dou graças ao Bom Pastor e a Deus por poder estar perseverando nesta caminhada e poder estar me delitando dessa fonte da água viva q, senão pelo pp Deus Filho, cmo na passagem na qual Ele mm pede de beber e dá água viva à mulher, tem me sido dada por Seus outros filhos.
    Pe. André, Pe. Sílvio, Lessa e Queiroz, q o Deus Todo Poderoso continue a iluminá-los, a abençoá-los e a conservá-los humildes, sapientes e mansos de coração, podendo, por meio de obra do Espírito Santo, compartilhar c/ os irmãos + necessitados e carentes ... nem tanto em termos materiais, mas mto em termos espirituais... os conheci/tos q vos foram dadas chances d adquirir e multiplicar.
    Parabéns e grato!
    Rubens

    ResponderExcluir
  22. Pe. Andre, Pe. Silvio, Queiroz e Lessa
    Quanto mais o curso avança, mais percebemos o empenho e vontade de vcs em fazer desse, realmente, um caminho da fé que, como vcs tb devem estar percebendo, é paralelo ao nosso desejo crescente de caminhar por ele.
    Obrigada e parabéns.
    Que o Espírito Santo os inunde sempre.
    Kay

    ResponderExcluir
  23. Finalmente a verdade ! É assim que devemos falar de Jesus, sem fantasia demasiada, sem vestimentas diferenciadas, sem música, somente a verdade, "Cristo! Um plano divino que eu certo."

    ResponderExcluir
  24. Desculpe,

    "Cristo! Um plano divino que deu certo."

    Parabéns pela iniciativa !

    ResponderExcluir
  25. Vamos avançando para águas mais profundas.
    É maravilhoso nos sentirmos seres humanos desejosos de conhecer sempre um pouco mais sobre Nosso Senhor Jesus Cristo. A Ele a glória e o louvor! Obrigado queridos amigos e amigas que estudam conosco nesse Caminho da Fé.
    P. Silvio

    ResponderExcluir
  26. Quero parabenizar a equipe do curso e agradecer pela oportunidade de aprendizado.

    Quanto ao primeiro tempo do último encontro... O certo ou errado parte do ser humano. Fatos são produtos das circunstâncias e dependendo de como se fala pode até ser engraçado. Mas os adjetivos quase nunca são. Quando não se tem cuidado com o que se diz significa que outros também não precisam se preocupar com isso.

    ResponderExcluir
  27. Pe Silvio, o senhor me fez ficar encantada com a figura de Moisés.Realmente, descobri Moisés por meio de suas colocações.Fiquei com uma sede enorme de querer saber mais.Agradeço,diariamente a Deus, pela sua presença em nossa paróquia.Espero, que o senhor continue forte e cada vez mais firme em suas colocações.Precisamos cada vez mais de pastores como o senhor.

    ResponderExcluir
  28. Parabéns a todos os responsáveis pelo curso.Cada encontro tem sido de uma riqueza impar.È perceptível o carinho com que cada um organiza suas apresentações.

    ResponderExcluir
  29. Pe André, parabéns pelo seu trabalho frente a paróquia Sagrada Família.Só um sacerdote de visão e coragem, seria capaz de possibilitar um curso de formação como este.Que o Espírito Santo, continue agindo no senhor.Nós paroquianos só temos a ganhar com a sua presença e carisma.

    ResponderExcluir
  30. Pe Silvio, seria possível explicar novamente o termo oráculo, que tantas vezes aparece Na Biblia e principalmente em Isaías.Este é um termo muito utilizado pelos gregos e por antigas seitas, sempre com conatações diferentes.Daí a minha dúvida.Como entender óraculo na Sagrada Escritura.Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  31. Queiros e Lessa, parabéns pelos brilhantes encontros.Cada um com sua pedagogia tem contribuido imensamente para a compreensão dos mistérios de Deus.Que o Espírito Santo de Deus continue a iluminá-los.

    ResponderExcluir
  32. Lessa, suas colocações sobre o Espírito Santo foram de suma importância para mim, pois a compreensão deste mistério, sempre foi algo muito díficil para mim.Ainda tenho muita dificuldade em compreende-lo, mas já estou enxergando uma luz no final do túnel, com a sua ajuda.Parabéns, pelo seu esforço de tornar algo tão complexo acessível.

    ResponderExcluir